17 de junho de 2019

Dos 107kg ao Ironman

A evolução de Flávio Rocha: dos 107kg ao triathlon

“Em 2008 no auge dos 107 quilos, com pouco fôlego, pouca disposição e não muito feliz, a minha rotina era trabalhar durante a semana e com muita ansiedade esperar o fim de semana para extravasar tomando umas cervejas. Uma rotina onde só variavam o número de dias bebendo, a quantidade de festas e eventos.

Nesta época eu já nadava três vezes por semana, mas brincava que tomava mais de quatro vezes e com isto não adiantava muito. Por isso, resolvi dar uma corridinha uma vez por semana (geralmente de ressaca sábado de manhã) para ajudar. Os resultados começaram a acontecer e então eu incluía mais um dia de corrida.

Empenho e dedicação aos treinos

Na natação comecei a levar mais a sério e com grande incentivo de dois caras que sou muito fã, Marcelo Barra e Gerson Moreira de Oliveira , participei de algumas provas de travessia.

Na corrida tinha dois amigos que me pilhavam e às vezes corríamos juntos, Líderson Fernando e Junior Pestana, sendo o primeiro responsável por participar de minha primeira corrida, a da Fogueira, na qual o mesmo marcou comigo e não foi, e descobri o quanto era divertido participar desta festa. O segundo foi responsável por me apresentar, em 2011, a equipe SaúdePerformance e um cara que tem me ensinado com sua experiência e sua excelência em assessoria: Marcos Hallack.

Flávio, à direita, com Marcos Hallack, centro, e Carlos Rubens

No fim de 2011, quando descobrimos que estávamos grávidos, eu e Patrícia Matos Rodrigues hehehehe, resolvi de forma contundente mudar todos os meus hábitos de alimentação, prioridades e rotinas, por entender que como pais somos espelhos. Sem querer saber se gostava do que teria que colocar na minha nova rotina de alimentação, comecei a incorporar uma alimentação mais saudável.

Tiago nasceu em 2012, exatamente um mês depois de completar 40 anos, sendo este um fator determinante para estar com muita disposição para curtir e participar de todo crescimento desta nova vida.

Flavio com o pequeno Tiago: conquistas!

Comecei a seguir as planilhas e participar cada vez mais de provas e em 2013, com um grande empurrão do Marcos, comprei uma bicicleta e aí estava dando o inicio, o que a principio nem eu sabia, a uma nova filosofia de vida: TRIATHLON. Comecei a participar de provas em 2014 e sempre sendo o maior desafio superar a mim mesmo.

Nadar, correr e pedalar, uma nova paixão!

No dia 21.08.2016, alinhei para participar de meu segundo meio iron ou half distance e a proposta para a prova era saber se estava aprendendo a jogar o jogo. O resultado me deixou muito feliz com 4h28minutos de prova.

Flávio na chegada de seu primeiro meio ironman: conquista!

Este texto todo é para dizer que somos resultados de nossas escolhas e responsáveis pelos resultados destas. Somos eternos aprendizes e no processo do aprendizado descobrimos que quanto mais aprendemos, menos sabemos, pois o universo do conhecimento é vasto e imensurável.

Não podia dispensar outros agradecimentos que não foram citados acima: Meus Pais, que muito me incentivaram as práticas esportivas quando era adolescente; Nutricionista Pedro Nader, que a pouco tempo revolucionou a forma de me nutrir; Anna Calil E Silva fisioterapeuta que literalmente coloca as coisas no lugar; ao grupo #TriCazamiga, parceiros, amigos e fanfarões; a equipe Saúde Performance; a todos nadadores, ciclistas, corredores e triatletas de Juiz de Fora que ,de alguma forma, me inspiram e motivam nas duras horas de treinos durante esta caminhada.

E vamos treinar que está todo mundo treinando!”

EMOÇÃO! Flávio acaba de conquistar uma vaga para o Mundial de Ironman, que será no Hawai! 🏊🚴🏃

Foram 8 anos de dedicação desde que o atleta começou a treinar aqui na #saudeperformance. No começo de tudo, pesava 107kg e levava uma vida sedentária. Passo a passo, a cada treino, a vontade e a energia gigante de Flávio o levou adiante. .
O empresário conquistou a vaga através do seu resultado no Ironman Florianópolis. Dia 12 de outubro vem aí o Campeonato Mundial de Ironman em Kona, no Hawai. Bora torcer ainda mais por esse atleta inspirador. Mandou ver Flávio! 👏👏

Parabéns Flávio! E muito obrigado por compartilhar suas palavras com a gente.